A Multa

“…todas elas procuram nomear essa cobrança de tal forma que não fique claro ao consumidor o nome ‘multa’ . Em São Paulo, a AES Eletropaulo classificou a cobrança de ‘energia reativa excedente'; A CPFL, que atende municípios do interior do Estado de São Paulo, deu o nome de ‘reativo excedente’, e no Rio de Janeiro, a Light batizou a cobrança como ‘encargo de capacidade emergencial’.

ENERGIA REATIVA EXCEDENTE

O consumidor não sabe direito o que é, mas poderá ter que pagar pela energia reativa, um custo a mais na conta de luz. A energia reativa é gerada pelo funcionamento das máquinas e aparelhos, mas não serve para nada. A força que faz um equipamento funcionar é a energia ativa, que realmente tem utilidade. A energia reativa, na realidade, é uma energia desperdiçada.

Após a substituição dos antigos medidores de energia elétrica por medidores digitais, surgem na conta o faturamento da energia reativa excedente, com seu respectivo valor em reais.

medidor-qualificador-energiaEsse valor com os impostos (ICMS, PIS, PASEP, CONFINS) pode ultrapassar percentuais de 40% na conta mensal. Verifique no campo designado como: Descrição de Faturamento da conta que já foi introduzido o faturamento da energia reativa excedente. Para eliminar essa multa da conta mensal, é necessário uma correção técnica do fator de potência com a instalação do ECOWATT Capacitor.


Para obter-se a real funcionalidade e os benefícios práticos citados, é necessário desenvolver o projeto exato para sua necessidade com um equipamento confiável e seguro com material de alta qualidade, conforme a NBR 5060 e NBR 5410 (normas brasileiras de instalação) e de acordo com a resolução 456 de 2000 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

multa_3


A instalação é rápida e traz várias vantagens:

n Reduz de 7% à 15% o consumo de energia ativa;

n Melhoria da tensão;

n Redução da queima de placas eletrônicas, lâmpadas, motores e reatores;

n Redução do efeito JOULE (Aquecimento dos cabos condutores);

n Alimentação de todos equipamentos com energia elétrica qualificada;

n Protege contra surtos e descargas elétricas da rede;

n Prolonga a vida útil dos seus equipamentos e motores;

n Redução de problemas nos computadores e equipamentos elétricos e digitais.