FAQS

FAQ - Perguntas Frequentes
O que são DPS e Filtro de Ruídos?

DPS é a sigla de Dispositivo de Proteção Contra Surtos, ou seja, pára-raios de linha, que protege os equipamentos elétricos contra descargas elétricas que possam circular pela rede causando a queima dos mesmos. Os componentes vendidos no mercado hoje com o nome simples de “DPS” são em geral uma caixa parecida com um disjuntor comum que contém no seu interior apenas um varistor, que realmente irá proteger a instalação contra surtos, mas sua vida útil depende da quantidade e intensidade de surtos a que este for submetido, pois sua degradação é diretamente proporcional a estes parâmetros.

Como Eliminar esses Problemas?

O Ecomaster ajustado para a tensão correta analisa a energia mantendo apenas a freqüência fundamental (60HZ) eliminando toda a “sujeira” e os surtos desviando-os para o Terra (aterramento próprio).

O que são Picos e Harmônicas?

Picos de tensão são tensões muito altas por um tempo muito curto (normalmente milisegundos) que dependendo da intensidade podem danificar equipamentos conectados à rede elétrica. Harmônicas são freqüências múltiplas da fundamental que transitam na rede causando falhas instantâneas e sistemáticas em equipamentos de proteção, equipamentos eletrônicos sensíveis e sobrecarregando capacitores, condutores e inversores de freqüência resultando na queima dos mesmos.

Como aparecem as Harmônicas transientes?

Antigamente a energia elétrica era usada para alimentar motores e máquinas pesadas, ou seja, essencialmente cargas lineares. Atualmente, os novos equipamentos eletrônicos injetam na rede uma quantidade muito grande de interferências, o que torna a carga não-linear. Estes fenômenos transitórios ou transientes são formados por essa interferência, e o mais importante e maior causador de sinistros é chamado de “harmônicas”.

Quem gera os Transientes nas Instalações?

As harmônicas são geradas por CLP´s, inversores de freqüência, computadores, retificadores de corrente, reatores, no-breaks, etc.., mas também transitam na rede e podem vir de fora de suas instalações, gerados em outro cliente da concessionária fornecedora de energia (p.ex.: alguma empresa vizinha à sua).

A vida útil dos Equipamentos aumenta? Por quê?

Sim. Com a energia elétrica requalificada, os equipamentos passam a trabalhar de maneira correta, por ex.: os capacitores trabalham sem sobrecarga, então sua temperatura volta a condições normais, sem haver perigo de queima ou explosão dos mesmos; inversores de freqüência têm sua alimentação correta sem perda por fator de potência reduzido por interferência harmônica, reduzindo as queimas por sobrecarga.